Sunday, November 3, 2019

Empirismo preconceituoso

por Peter Schröder*
É impressionante constatar que o pequeno estudo de Mabel Vianna, de 1966, é um dos trabalhos sobre os Fulni-ô que pode ser encontrado com maior facilidade em bibliotecas brasileiras, o que não tem nada a ver com suas qualidades. Trata-se da publicação dos resultados de um levantamento realizado em 1961 pela Seção de Educação Sanitária do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, vinculado ao antigo DNERu (Departamento Nacional de Endemias Rurais, 1956-1970), do Ministério da Saúde, sobre o quadro epidemiológico do meio rural nordestino, sobretudo com relação ao tracoma. Os Fulni-ô de Águas Belas faziam parte do universo estudado por Vianna.

Segundo o autor, técnico em “processamento de saúde”, a questão norteadora teria sido verificar a influência de fatores epidemiológicos sobre o perfil demográfico de populações indígenas e avaliar a relação entre o quadro social e econômico dessas populações e seu quadro geral de saúde. Com esse objetivo foram aplicados, segundo o autor, questionários a 75% das “famílias” Fulni-ô. No entanto, Vianna não problematiza o próprio conceito de família com relação a um povo indígena, como se costuma fazer nas ciências sociais, por exemplo. Desse modo, sobram dúvidas sobre a validade dos dados apresentados.

Vianna_1966_Planta_da_Aldeia_Fulni-o.jpg
Depois de um resumo sobre o contexto geográfico e histórico da vida dos Fulni-ô seguem várias seções que parecem ser, à primeira vista, um mero catálogo de “fatos” sobre as condições materiais e epidemiológicas dos Fulni-ô no início da década de 1960. Gráficos circulares e quantificações porcentuais passam uma impressão, ao menos inicial, de objetividade do estudo. A descrição quantificada das situações sanitária e epidemiológica, sobretudo no local mais sagrado, no Ouricuri, dão suporte a constatações sobre um quadro extremamente problemático, para não dizer catastrófico, da situação de saúde da população indígena em Águas Belas. Sintomas do tracoma, por exemplo, foram constatados em 65,4% da população indígena (p. 42).

Há detalhes que despertam curiosidade e surpresa quando comparados com a situação atual. O autor observou a ausência de lixo nas ruas e a explicou com a extrema pobreza da população indígena, que teria aproveitado praticamente todos os materiais e alimentos disponíveis. Isso é um contraste muito grande com a situação atual, quando qualquer visitante, seja da cidade, seja da Aldeia Urbana, chega a observar imediatamente a onipresença do lixo em todas as partes.

A impressão inicial da objetividade do estudo, no entanto, logo se desfaz com a leitura da primeira página, porque o autor não consegue se abster de publicar suas convicções pessoais, etnocêntricas e carregadas de preconceitos.

A impressão inicial da objetividade do estudo, no entanto, logo se desfaz com a leitura da primeira página, porque o autor não consegue se abster de publicar suas convicções pessoais, etnocêntricas e carregadas de preconceitos. O olhar lançado sobre os Fulni-ô é aquele de “integrantes que somos de um tipo superior de civilização” (prefácio, p. 9). Ou seja, relativismo cultural é um exercício para os outros. O autor enumera diversos “problemas” da vida cultural e social indígena: os “divórcios fáceis” (p. 29), acompanhados por comentários moralistas; o “nível cultural”, “dos mais baixos já encontrados no país” (p. 32), embora haja elogios sobre o artesanato indígena; e na parte “delinquência e mendicidade”, ele cita “vícios” como “o homossexualismo”, um “aspecto deplorável”, a “chaga da prostituição” e até afirma que os Fulni-ô são “viciados a pedir” (p. 35).


Tore_em_Casamento.png
Até nas quantificações, supostamente objetivas, restam dúvidas sobre as categorias aplicadas nos questionários. Quanto aos dados sobre o mobiliário das casas, o que significa “rudimentar”? E quais são, por exemplo, os critérios aplicados para constatar “sem conforto” no quesito “conforto doméstico” (p. 20 ss.)?

Em trechos mais benevolentes, os Fulni-ô são classificados como coitados carentes muito mal assistidos pelo SPI. Aliás, esta é única crítica feita à política indigenista da época.

Resumindo: trata-se de um estudo profundamente permeado por avaliações e julgamentos preconceituosos, sobretudo etnocêntricos. Resta apenas uma dúvida: por que o relatório foi publicado pela SUDENE, com aval elogioso emitido pelo antropólogo Waldemar Valente (1908-1992), vinculado à Fundação Joaquim Nabuco?

  • Peter Schröder é professor do Departamento de Antropologia e Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco.

17 comments:

  1. 스포츠토토 I really fascinated by this excellent blog, thanks for such wonderful blog! Good job and more power!


    ReplyDelete
  2. 스포츠중계
    This is indeed an interesting read. I love sharing the content I receive here, so much good information.

    ReplyDelete
  3. 슬롯
    This was truly a useful publish. Thanks a lot

    ReplyDelete
  4. A must read post. Thanks for make it free to read

    ReplyDelete

  5. I really love the theme/design of your website.

    ReplyDelete

  6. These guys are hilarious. We actually installed a roof on one of their homes in Texas! Great guys.

    ReplyDelete
  7. Thank you for this wonderful post, great article, keep up the excellent work. 14th Doctor Coat

    ReplyDelete
  8. Thanks for sharing the article, its gives useful information. Keep sharing more updates. Sex Crime Defense Lawyers

    ReplyDelete
  9. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  10. Un Abogado de Divorce en Maryland brinda asesoramiento legal y representación en casos de divorcio y asuntos relacionados en Maryland.

    ReplyDelete
  11. This blog is very cool and your shared article is really useful. Abogado Divorcio no Controvertido Fairfax VA

    ReplyDelete
  12. A digital library is an online repository or collection of digital resources, such as documents, images, audio recordings, and videos, accessible via the internet. It provides users with the ability to search, browse, and access a wide range of materials from various sources without physical constraints.
    abogado de accidentes de semi camiones
    bufete de abogados de accidentes de motocicleta
    truck accidents attorneys
    hearsay in court

    ReplyDelete
  13. A computerized library is a web-based storehouse or assortment of computerized assets, like reports, pictures, sound accounts, and recordings, open through the web. It gives clients the capacity to look, peruse, and access many materials from different sources without actual limitations. abogado trafico petersburg va || winchester traffic lawyer || reckless driving virginia lawyer cost

    ReplyDelete