Monday, September 17, 2012

Notas sobre os Botocudo, por Marlière, em "O Universal" (1825)


A Biblioteca Nacional está disponibilizando online sua hemeroteca, que abrange os primeiros jornais brasileiros de âmbito nacional, como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, além de muitos periódicos provinciais pioneiros. Dentre os jornais das províncias, a Hemeroteca Digital Brasileira oferece a coleção completa de O Universal, o periódico mineiro de maior longevidade no conturbado período do Primeiro Reinado e das Regências.





"O Universal", pioneiro da imprensa mineira


Ao longo do primeiro ano de O Universal (1825), Guido Marlière (1767-1836) daria continuidade à publicação de suas notas sobre os costumes dos índios Botocudo (Borum), iniciada, no ano anterior, na extinta Abelha do Itaculumy. Além de variadas informações sobre os costumes indígenas, as notas de Marlière são fonte valiosa para o conhecimento da toponímia Borum. Os números contendo as notas de Marlière, reunidos em arquivo único, estão disponíveis na Biblioteca Digital Curt Nimuendajú.


Para saber mais:
Ferraz, Luiz Pedreira do Couto. 1855. Apontamentos sobre a vida do indio Guido Pokrane e sobre o francez Guido MarlièreRevista do Instituto Historico e Geographico do Brazil, 3a. Série, n. 20, p. 426-434.
Sobre a imprensa pioneira de Minas Gerais:
☞ Revista do Arquivo Público Mineiro [PDF], Ano XLIV , Nº 1 (Janeiro -- Junho de 2008)
☞ De Olho no Passado: Primeiros Jornais Mineiros (vídeo educativo com a historiadora Isabel Lustosa)

3 comments:

  1. 스포츠중계
    Great looking web site. Assume you did a lot of your very own html coding.

    ReplyDelete
  2. Hi there, just wanted to tell you, I liked this article. It was inspiring.
    Keep on posting! 배트맨토토

    ReplyDelete
  3. 릴게임 Great internet site! It looks very expert! Keep up the
    good work!


    ReplyDelete