Saturday, February 25, 2012

Nomenclatura anatômica na Língua Brasílica

por Emerson José Silveira da Costa*

Em 1937 Plínio Ayrosa publicava em forma impressa a transcrição do manuscrito "Nomes das partes do corpo humano pella lingua do Brasil", constante da coleção Brasiliana de Félix Pacheco que fora adquirida pela Prefeitura Municipal de São Paulo. O longo título original informa que o opúsculo fora redigido em 1613 por Pero de Castilho, da Companhia de Jesus, com o intuito de servir de subsídio "aos confessores que se ocupam no ministério de ouvir confissões e ajudar os índios".

O manuscrito tem duas partes, uma parte tupi—português (com 257 entradas) e outra português—tupi (com 182 entradas). As diferenças entre as ortografias das duas partes, tanto em termos tupis quanto em portugueses, são marcantes. Ayrosa concluiu que a segunda parte foi elaborada por algum copista a partir da primeira, mas seguindo suas próprias preferências ortográficas. O manuscrito em si é uma cópia feita em 1622.


A grande maioria das palavras se encontra também no "Vocabulário na Língua Brasílica" (VLB), igualmente publicado por Ayrosa (1938). O interesse maior na obra recai, pois, sobre os termos que o VLB não tem. Por exemplo, dos dedos da mão, o dedo anelar não consta no VLB; Pero de Castilho registra moã mịter ịbịrixoâra (lit. "o que fica ao longo do dedo do meio"); bopịtéraiçâba é o "risco da palma da mão". Assim este pequeno vocabulário dá sua contribuição ao corpus da Língua Brasílica.

*Emerson José Silveira da Costa [perfil], autodidata, profundo conhecedor do Tupi Antigo, é um dos moderadores da lista Tupi (onde comumente esclarece dúvidas sobre etimologias brasílicas) e criador de várias iniciativas para promover o aprendizado da língua -- entre elas, uma wiki que disponibiliza, em formato acessível, a Arte de Anchieta (1595) e outras fontes primárias essenciais.


Para saber mais:

Pacheco, Felix. 1935. Um diccionario inedito da lingua indigena. Revista do Instituto Historico e Geographico do Espirito Santo, n. 8, p. 22-32. Vitória: Oficina da "Vida Capixaba".

No comments:

Post a Comment