Wednesday, August 25, 2010

Francisco de Paula Ribeiro e os sertões maranhenses


O militar português Francisco de Paula Ribeiro realizou, a serviço da coroa, diversas expedições pelo interior da Capitania do Maranhão, na segunda década do século XIX (contribuindo, entre outras tarefas, para a demarcação da fronteira entre aquela Capitania e a de Goyaz).

Sua familiaridade com a região e seus habitantes ficaria registrada em três trabalhos publicados postumamente na RIHGB: Memoria sobre as nações gentias que presentemente habitam o Continente do Maranhão (1841), Roteiro da viagem que fez o Capitão Francisco de Paula Ribeiro ás fronteiras da Capitania do Maranhão e da de Goyaz no anno de 1815 (1848) e Descripção do territorio dos Pastos Bons, nos sertões do Maranhão (1849).

Estes trabalhos -- importantes fontes sobre os índios do interior maranhense, como os Guajajara, os Gamela e, particularmente, os povos de língua Timbíra (família Jê) -- estão agora disponíveis na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju.

Servindo de complemento aos textos listados acima, Francisco de Paula Ribeiro produziu também um detalhado mapa (concluído em 1819), recentemente digitalizado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O mapa pode também ser acessado em nosso banco de imagens.

2 comments:

  1. Gostaria de ter acesso ao arquivo do mapa original para consulta em melhor resolução. É poss[ivel? meu e-mail: marcusvcgarcia@gmail.com

    ReplyDelete