Em seu primeiro editorial à frente da Revista do Museu Paulista (tomo X, 1918), o historiador Affonso d'Escragnolle Taunay anunciava novos rumos para a publicação. "Até agora," -- escreve Taunay -- "quasi exclusivamente, foi uma revista de Zoologia", refletindo os interesses dos naturalistas Hermann e Rodolpho von Ihering, que a editaram nos seus primeiros vinte anos. Taunay prevê uma revista de temática mais diversificada, publicando, "sem distincção especial, contribuições que se refiram não só a todas as sciencias naturaes como á biologia em geral e á archeologia paulista."
É nesta nova fase da Revista que se inserem as contribuições do Frei Mansueto Barcatta de Val Floriana sobre a língua Kaingáng, publicadas nos tomos X (1918) e XII (1920): Ensaio de grammatica Kainjgang (1918), Uma critica ao "Vocabulario da lingua dos Kainjgang" do Visconde de Taunay (1918) e Diccionarios Kainjgang-Portuguez e Portuguez-Kainjgang (1920). Estes trabalhos, extraídos de volumes digitalizados pelo Internet Archive, estão agora disponíveis na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju.
Além destas obras de Val Floriana, foram incluídos no acervo da Biblio Nimuendaju os seguintes artigos, também publicados nos tomos X e XII da Revista do Museu Paulista: Notas sobre uma visita a acampamentos de indios Caingangs (Souza 1918), Notas sobre os costumes dos Indios Nhambiquaras (Pyreneus de Souza 1920) e Ensaio de grammatica Kaiapó (Sala 1920).
Para saber mais:
D'Angelis, Wilmar da Rocha. 2003. O primeiro século de registro da língua Kaingang (1842-1950): valor e uso da documentação etnográfica. Portal Kaingang (acessado em 22/set/2010).
Rodrigues, Aryon Dall'Igna. 2004. Sobre a contribuição lingüística da Comissão Rondon. Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC, Cuiabá, MT, julho/2004.
No comments:
Post a Comment