Sunday, October 5, 2008

Latin American Pamphlet Digital Collection

A biblioteca da Universidade Harvard possui uma coleção de livretos latino-americanos raros produzidos nos séculos XIX e XX -- cinco mil títulos, muitos dos quais estão disponíveis online. Os países mais bem representados na coleção são Chile, Cuba, Bolívia e México, mas há varios trabalhos sobre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, entre outros. Entre várias fontes interessantes para o conhecimento da história da América Latina, incluem-se trabalhos de interesse lingüístico e etnográfico, como os três seguintes:

Faria, Francisco Raimundo Correia de. 1858
Compendio da lingua brazilica para uzo dos que a ella se quizerem dedicar / elaborado, compilado e offerecido ao Exmo. e Rvmo. Senr. D. Jozé Affonço de Moraes Torres, bispo resignatario desta provincia, por F.R.C. de F.

Ottoni, Teófilo Benedito. 1858
Noticia sobre os selvagens do Mucury: em uma carta dirigida pelo Sr. Theophilo Benedicto Ottoni ao senhor Dr. Joaquim Manoel de Macedo

Obelar, Raimundo D. 191u
Vocabulario guaraní: tratado puramente práctico-- / compuesto por el maestro normal Raimundo D. Obelar

Thursday, October 2, 2008

Exploração dos rios Mucury e Todos os Santos (Renault 1903)

Mais uma importante fonte sobre os "Botocudos" de Minas Gerais (família lingüística Krenák) acaba de ser acrescentada ao acervo da Biblioteca Digital Curt Nimuendaju: o artigo 'Exploração dos rios Mucury e Todos os Santos e seus affluentes', de Pedro Victor Renault, organizado e anotado por Léon Renault e publicado na Revista do Archivo Publico Mineiro (1903). Além de informações sobre a vida do autor (engenheiro e médico francês radicado no Brasil), o trabalho contém dois itens de sua autoria: o "Relatorio da exposicao dos rios Mucury e Todos os Santos, feito por ordem do Ex.mo Governo de Minas Geraes pelo engenheiro Pedro Victor Renault, tendente a procurar um ponto para degredo" (p. 1077-1092), em que se relatam detalhes da expedição (1836-1837) e costumes das tribos da região, e o extenso "Vocabulario da lingua dos Botocudos, Nac-nanuks e Giporocas, habitantes das margens dos Rios Mucury e Todos-os-Santos, tambem identico ao dos Kraik-mús habitantes das margens do Rio Gequitinhonha" (p. 1095-1115).